Na última aula do AL, assistimos a um filme sobre hackers de forma a contextualizar a temática debatida em sala. Aproveitando as informações já obtidas e as fortes chuvas que caem sobre a capital soteropolitana, sugiro o filme abaixo para descontrair e inspirar para mais postagens. Abraço e bom final de semana.
Sinopse:
Um adolescente conhecido como Zero Cool (Jonny Lee Miller) é uma lenda entre os hackers, pois com apenas 11 anos ele inutilizou 1507 computadores em Wall Street, provocando um caos total no mundo das finanças. Por conta deste ato ele ficou proibido de mexer em um computador até chegar aos 18 anos, mas quando pode retorna aos computadores utilizando agora o codinome Crash Override. Até que se depara com um gigantesco plano que, além de tornar o autor muito rico, pode incriminá-lo. Assim, com a ajuda de seus companheiros, ele tenta salvar sua pele.
Curiosidades
- O computador o qual os protagonistas conseguem acessar é um mainframe fictício de nome "Gibson". Trata-se de uma homenagem a William Gibson, autor do livro "Neuromancer", que é considerado o berço do cyberpunk.
- O Manifesto Hacker lido pelo agente Bob é verídico e foi lançado nos anos 80 por um hacker de grande renome que assinava com o codinome "The Mentor".
- Ao término de Hackers o personagem Eugene Belford utiliza o codinome Babbage. Trata-se de uma homenagem a Charles Babbage, inventor do modelo dos primeiros computadores da história.
- O trailer de Hackers exibido nos cinemas mostrava uma cena de nudez de Angelina Jolie. No filme esta cena foi cortada mas ela pode ainda ser vista no próprio trailer do filme, que está disponível no DVD de Hackers
Saturday, May 26, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
O cinema sempre foi uma "colcha de referências". Até o computador HAL de "2001- Uma Odisséia no espaço", é uma referência à IBM (repare que as iniciais estão a sequência exata: H/I B/A L/M.
Post a Comment