Até a aula de ontem apenas conhecia um tipo de rede de informática no ciberespaço; a LAN (Local Area Network), por causa das Lan Houses. Lan é uma rede de área local, ou seja, os computadores se conectam entre si, por linha telefônica ou ondas de rádio e é comumente encontrada em prédios, cafés, ou qualquer outro lugar em que exista um computador central que compartilha sua conexão para outros. Como já foi visto em posts mais antigos, até em peixaria pode haver uma Lan.
Mas, se resolvermos brincar um pouquinho com as letras do nosso alfabeto tendo com base na LAN descobriremos outras redes que possibilitam acesso ao ciberespaço. Substituindo o L pelo W temos WAN (Wide Area Network) que abrange uma rede mais ampla, de países até distâncias intercontintais. São várias LANs interconectadas por meio de conexões em fibra ótica ou via satélites. A ARPANET, criada pela Secretaria de defesa dos EUA, e que hoje é a nossa Internet, é um exemplo.
Trocando o W por M temos o MAN (Metropolitan Area Network) que é de uma abrangência maior que a LAN, mas que toma como base a mesma tecnologia. Como o próprio nome ja diz compreende a região metropolitana, ou seja, a cidade como um todo. Possui uma velocidade maior que a da LAN, envolve meios públicos de comunicação e TVs a cabo.
E para finalizar, ao invés de substituir uma letra por outra, vamos acrescentar um W e um V na LAN, o que origina a WLAN (Wireless Local Area Network) e VLAN (Virtual Local Area Netowork). A WLAN funciona a partir da transmissão de dados mediante ondas de rádio, microondas, satélites e infravermelhos. São conexões sem fio, utilizadas em muitos Notebooks, PDAs. A VLAN consiste em uma rede local criada a partir de grupos de usuários que disponham de servidores similares, mas não necessariamente precisam estar em um mesmo ambiente físico.
Para mais informações sobre os tipos de redes, topologías, origem, entre outos acesse Ciberhabitat -ciudad de la informática
Ops!! Achei que tinha encerrado minha pesquisa, mas eis que encontro a WPAN (Wireless Personal Area Network) ou PAN que se baseia na conexão sem fio, interpessoal e de pequeno alcance. O compartilhamento de arquivos e informações através do Bluetooth de nosso celular é um exemplo. E ainda, a GAN (Global Area Network) que se auto-explica.
No comments:
Post a Comment