Saturday, November 10, 2007

Tristeza

Pessoas, acabo de ler que Norman Mailer morreu. aquele que ninguém de vcs leu no módulo, autor do impagável O super-homem vai ao supermercado. Aquele que escreveu um fluxo de consciência de um boi rumo ao abate dias antes de uma convenção em Chicago.

Um trecho memorável, digno de um mestre:

"Os animais transmitiam para trás um certa corrente psíquica ao longo do trilho suspenso - cada garganta ainda não cortada transferia seu grito de morte para a garganta ainda não cortada logo atrás, e aquela penúltima garganta aumentava ainda mais a voltagem, impelindo a corrente para trás e mais para trás ainda até impregnar com ela os gritos de todos os animais que pendiam de cabeça para baixo daquele trilho suspenso, a luz berrante das lâmpadas elétricas nuas nos olhos e no cérebro do animal, gorgolejos e horrendos sons cavernosos emitidos mais à frente pelo encantamento aberto da jugular cortada como se a morte fosse na verdade alguma corredeira no curso de algum rio subterrâneo, e o medo e a angústia absolutos dos animais agonizantes de cabeça para baixo mais adiante transferia-se para trás ao longo do cortejo, refanzendo todo o caminho de volta até os currais e os cercados, de volta até os trilhos do ramais onde os animais mais abarrotavam os vagões de carga, de volta até, quem sabe - tão alta poderia ser a voltagem psíquica do animal - de volta à fazenda onde foram embarcados no caminhão que os transportara até o trem."

1 comment:

Adriana Rodrigues said...

queria dizer leandro que eu li sim o texto do norman mailer do módulo sugerido por você. E outros textos e reportagens sobre o tal.